quarta-feira, 30 de julho de 2008

Como prepará-lo?

1ª Fase:
a. Alunos (ou outro público) escrevem um texto (observe item “c”) sobre a notícia que gostariam de ler no jornal;
b. Uma pessoa ou grupo seleciona as melhores notícias (diversificadas) e à parte enumera os temas e quantidades (repetições);
c. Como se trata da “primeira página”, as notícias têm formato de LEAD (resumo), veja exemplo da capa;
d. Selecionadas as notícias e tendo por base o exemplo da capa, as notícias são redigidas num único documento.
e. Separar imagens e nomeá-las de acordo com o título das notícias (nem todas as notícias serão acompanhadas de imagens);
f. A montagem da primeira página pode ser realizada substituindo-se os textos e imagens do modelo (solicitar modelo em “power-point” por e-mail – ivana@ibev.org ) pelos produzidos por cada grupo;
h. O jornal (capa) será impresso em formato “banner”, em tamanho 1,20 X 0,90 ou maior, em p&b ou colorido e exposto para o público (escola, lugares públicos, etc.);
i. Salve o “banner” (documento em power-point) como imagem e envie para ivana@ibev.org para que possamos publicá-la em nosso site.
j. Se quiserem podem contar em poucas palavras o que acharam da idéia e como foi a experiência nesta “1ª etapa”.
l. Pode-se ainda divulgar o Jornal de vocês junto á imprensa. Mostrando quais são os desejos (sonhos) da sua escola ou comunidade.

2ª Fase (opcional):

Passamos agora a fase onde podemos fazer SIM a diferença, para a construção de um mundo melhor, uma vida melhor em todos os sentidos, agindo localmente, mas colaborando globalmente.

Para certificar-se que os sonhos do seu grupo são também os sonhos de outras pessoas espalhadas pelo planeta, queremos lhes apresentar a Carta da Terra!

Carta da Terra
consiste em um conjunto de princípios e valores fundamentais, que nortearão pessoas e Estados no que se refere ao desenvolvimento sustentável, a Carta da Terra servirá como um “código de ética” planetário. Uma vez aprovada pelas Nações Unidas por volta de 2002, a Carta da Terra será o equivalente à Declaração de Direitos Humanos no que concerne à sustentabilidade, à eqüidade e à justiça.
O projeto da Carta da Terra inspira-se em uma variedade de fontes, incluindo a ecologia e outras ciências contemporâneas, as tradições religiosas e as filosóficas do mundo, a literatura sobre ética global, o meio ambiente e o desenvolvimento, a experiência prática dos povos que vivem de maneira sustentada, além das declarações e dos tratados intergovemamentais e não-governamentais relevantes.
Na Carta da Terra podemos encontrar 16 princípios derivados de quatro pilares que são:
1. Respeitar e cuidar da comunidade da Vida,
2. Integridade ecológica,
3. Justiça social e econômica e
4. Democracia, não violência e paz.

Você poderá saber mais sobre a Carta da Terra no site http://www.cartadaterrabrasil.org/

Então, após enteirar-se sobre a Carta da Terra, converse com seu grupo sobre ela e mostre-lhes que os temas apresentados como "aquelas notícias que sonhamos ler nos jornais", tem ligação direta com um dos pilares da Carta da Terra.

Agora vocês poderão:

a. Relacionar os temas (títulos) aos pilares e princípios da Carta da Terra, organizando-s para ter melhor clareza sobre as áreas que estarão colaborando.

b.
Eleger de um ou mais temas para ser conquistado, organizando-se grupos, estipulando metas, estratégias, parcerias, etc.

c. Enviar os resultados das conquistas para que todos possam compartilhar deste sucesso, mostrando quanto somos capazes de fazer a diferença.

Nenhum comentário: